Prezados ex-alunos e atuais
colegas,
Devem estar
lembrados do quanto falávamos, e até mesmo discutíamos, nas aulas de ética,
sobre a jovialidade da Psicologia (ano passado ela fez 50 anos) e do quanto
ainda teríamos que fazer para que ela viesse a ser uma profissão tão respeitada
quanto merece.
Concordo que
nestes anos muitas coisas foram feitas, mas ainda falta muito por fazer. E,
este comunicado tem o objetivo de convoca-los para que juntos possamos aperfeiçoar nossa profissão. Este ano ocorre o VIII
CNP – VII Congresso Nacional de Psicologia que é a instância máxima de
deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. São nestes CNPs que são
definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o
triênio subsequente, ou seja, para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e
Federal de Psicologia (gestão 2013 – 2016) .
O CNP não é um
Congresso científico-acadêmico, mas espaço de discussão e transformação do
funcionamento e das ações dos Conselhos de Psicologia. É um processo amplo de
debates que se inicia com pré-congressos e congressos regionais (COREP). Dessa
forma, as discussões vão se acumulando e os representantes – delegados – vão
sendo eleitos para levar adiante as posições debatidas.
Todos vocês
podem, e devem, trazer suas propostas de mudanças e, para isso há um formulário
especial onde vocês descrevem a sua proposta para que seja votada como
relevante pelos demais delegados eleitos. O formulário para a elaboração de
propostas segue em anexo e, como podem ver, é anônimo. As propostas não serão
eleitas por quem as elencou, e sim pela relevância do tema para a nossa
categoria. Claro que nem todos os participantes precisam elaborar propostas
para se candidatarem a delegados, mas, é fundamental que compareçam para nos
ajudar a escolher as melhores vinte propostas que poderão ser encaminhadas a
Brasília para o Congresso final.
Para que
possamos fazer esse trabalho é necessário que todos cooperem, primeiro
participando de um (basta comparecer a um só) dos pré-congressos que ocorrerão
em Curitiba, a saber:
Data: 08/03/2013 (sexta-feira)
Horário: 19h00
Local:PUCPR – Escola de Saúde e
Biociências, sala 30, 2° Andar do Bloco Verde.
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155,
Prado Velho
Cidade: Curitiba
Data: 15/03/2013 (sexta-feira)
Horário: 19h00
Local: Anfiteatro da sede do CRP-PR
Endereço: Av. São José, 699, Cristo Rei
Cidade: Curitiba
Data: 19/03/2013 (terça-feira)
Horário: 19h00
Local: Universidade Positivo,
Bloco Amarelo, Auditório I
Endereço: Rua Professor Viriato Parigot
de Souza, 5300, Campo Comprido
Cidade: Curitiba
Nestes
encontros além das discussões e ideias do que devemos priorizar na psicologia
para os três próximos anos, elegeremos os delegados ( de cada dois psicólogo
que comparecerem, um poderá ser eleito delegado, basta que estejam adimplentes
com o CRP e que já possuem sua inscrição, mesmo que temporária ) que
participarão do Encontro Regional de Curitiba que acontecerá nos dias 13 e 14
de abril, onde serão eleitos os delegados que deverão nos representar em
Brasília, de 30/05 a 02/06, onde defenderam as propostas escolhidas pelos
psicólogos do Paraná.
Lembro que
cada um de nós tem motivos para querer mudanças em nossos Conselhos e esta é a
hora de exigir de nossos Conselhos que atendam as nossas mais diversas necessidades
e/ou dificuldades que estamos encontrando enquanto profissionais e também
colaborar para que nossa categoria possa assegurar um padrão de conduta que
fortaleça o reconhecimento social dos psicólogos.
Quaisquer outras dúvidas, leiam
neste blog mais informações sobre este evento, inclusive o modelo do formulário
para elaboração das propostas.
Embora todos
os encontros listados acima tenham a mesma validade e intuito, só poderei estar
presente no encontro que acontecerá no dia 15/03 no nosso CRP, e além do prazer de revê-los, estarei a disposição de
todos que precisarem de qualquer tipo de auxilio para formularem suas propostas
e/ou saberem mais sobre o VII CNP.
Um abraço
desse ex-professor que reconhece a capacidade de vocês, mas que não tem dúvida
que, se também não fizermos política, essa capacidade não poderá florescer como
um todo. E, mais ainda, se não fizermos política, também a estamos fazendo!
Nicolau
Steibel
Nenhum comentário:
Postar um comentário