Este BLOG surgiu como um presente de duas excelentes alunas: Sandra Cristine Machado Mosello e Nanci Garcia Cairo. Elas simplesmente criaram o espaço e tiveram a devida paciência para que eu, ignorante e avesso as novidades nesse campo, pudesse me dar conta do presente que tinha ganho. Confesso que eu não sabia da relevância desse espaço para aquilo que quero alcançar: tentar resgatar a perspectiva humanista no pensar sobre “quem somos” e “quem devemos ser”.
Para entender melhor o “quem somos”, dedico-me com afinco aos conceitos darwinistas, estudando e lecionando “Psicologia Evolucionista”. Mas, para entender “quem devemos ser” (que é muito diferente de “quem gostaríamos de ser”), precisei descobrir o caminho da ética. Enquanto vejo a ciência como a busca pela verdade, numa tentativa de distinguir entre o verdadeiro e o errado, vejo a ética como indissociável de todo o agir humano, na distinção entre o bem e o mal em referencia a integridade e finalidade da pessoa humana.
Continue lendo este texto integralmente na BIBLIOTECA VIRTUAL...